terça-feira, 6 de abril de 2010

Cartão de memória

Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em videogames, câmeras digitais, telefones celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.




Memory Card:
Com advento dos jogos distribuídos em discos óticos os consoles de video game adotaram como solução de armazenamento de dados os cartões de memória, conhecidos como memory cards (no Brasil) – apesar de ter sido adotado também no console NeoGeo em 1990 para troca de dados entre as versões doméstica e arcade.
As capacidades listadas entre parênteses se referem aos cartões originais.
*Microsoft Xbox:
- Xbox Memory Unit (8MB);
- Xbox 360 Memory Unit (64MB, versão 256MB anunciada);

*Nintendo:
- Nintendo 64 Controller Pak (256 KB, dividido em 123 páginas);
- Nintendo GameCube Memory Card (versões com 59, 251 e 1019 blocos). Pode utilizar também cartões Secure Digital com um adaptador;
- Nintendo Wii compatível com memory cards do GameCube Memory Card e cartões Secure Digital

*Sega Dreamcast Visual Memory Unit (VMU) (128 KB divididos em 200 blocos):
- Teve também uma versão sem LCD e capacidade quatro vezes maior (dividido em quatro partes de 200 blocos/128 KB).

*Sony Playstation:
- PlayStation Memory Card (1 MB/128 KB dividido em 15 blocos);
- O PocketStation pode ser usado como um cartão de memória PlayStation;
- PlayStation 2 Memory Card (8 MB);
- PlayStation Portable: cartões Memory Stick Duo e Memory Stick Duo Pro (cartão de 32 MB incluído nas versões mais baratas; cartão de 1GB incluído nos pacotes Giga e Entertainment).

Nenhum comentário:

Postar um comentário